Janeiro Branco: Saúde mental

14/01/2020 20:36

Saúde Mental e a sua relação com o mês de janeiro

O que é saúde mental?  Bom, quando pensamos em saúde mental geralmente ligamos a palavra saúde ao adoecimento.

Porém, é muito mais, a saúde mental vai além do conceito de doença mental, você não precisa estar passando por momentos tão delicados como se fosse buscar um serviço de "uti", é importante ter em mente que a psicologia não foi criada apenas para buscar em momentos de luto, de estresse, de transtornos, etc...

Segunda a OMS (Organização Mundial da Saúde) a Saúde Mental é um estado de bem estar no qual o indivíduo é capaz de usar as suas próprias habilidades, recuperar-se do estresse do dia a dia, ser produtivo e contribuir com a sua comunidade.

Fato é,  as pessoas que possuem mais equilíbrio perante as situações da vida, já tem a crença de que ninguém é perfeito e com esta pessoa  não é diferente, todos as pessoas possuem as suas limitações e no cotidiano há inúmeros desafios, e quando buscamos um profissional para lidar com as tempestades da vida que bloqueiam  a nossa visão e entendimento do que  nos cerca, tudo se torna mais leve.

Da mesma forma o checkup tem a função de nos prevenir de muitos males, como no caso de buscar um cardiologista para ver se nosso coração está em ordem, ou buscar um profissional que vai diagnosticar outros males do século, como câncer, é necessário cuidar da prevenção, então com a saúde mental não é diferente.

Afinal, a Saúde mental de cada indivíduo relaciona-se com a maneira que a pessoa reage a esses infortúnios e ao modo como ela transpõe os obstáculos que tentam impedir a sua evolução como ser humano.

 

Leia esse texto também no nosso site novo www.kpsicologaepsicopedagoga.com.br